A Catenária de Alvenaria Armada é um projeto realizado na disciplina de Tecnologia II da UCC de Córdoba, Argentina e tem como objetivo experimentar as possibilidades do tijolo, utilizando-o como cobertura e laje (técnicas de alvenaria armada). A experiência busca aproximar os alunos do material, verificando e experimentando suas características em obra.
Nesse contexto, foi construída uma catenária que descarrega seu peso sobre duas paredes; estas por sua vez contam com o reforço estrutural de dois contrapesos, também em tijolo, que equilibram os esforços.
Localizados em cada lado das paredes, esses contrapesos estão engastados na armadura principal que transpassa as nervuras da cobertura, transmitindo as cargas da superfície inclinada por fora das paredes.
Num trabalho em conjunto entre professores e alunos, a lógica estrutural dessas construções foi ensinada unicamente através de imagens e gráficos, com os alunos verificando pessoalmente as características do material; peso, textura, rigidez, modulação, possibilidade de transporte, trabalhabilidade, proporção...
Através de tentativa e erro, a disciplina buscou semear nos alunos a inquietação, instigando-os a não se prenderem a "receitas" de soluções tecnológicas e construtivas, mas, ao contrário, fazendo-os pensar que o manejo do material lhes permitirá sempre enfrentar tais "receitas" e potencializar sua criatividade.
Equipe: Universidad Católica de Córdoba, Argentina
Professores arquitetos: Santiago Viale (Prof. Titular), Juan Manuel Juárez, Mauro Israilevich, Mirko Opl, Mercedes Gaitán (Prof. Adjunta), María Paz Sánchez Amono (atribuída)
Alunos colaboradores: Adolfo Delgadino, Tomás Gastaldi, Santiago Anconetani, Mariano Pognante, Lorenzo Guerra, Guido Ignacio Guridi, Exequiel Allende Molina, Gino D´Amario, Agustina Amigo
Fotografias: Gonzalo Viramonte